segunda-feira, 14 de junho de 2010

Entrevista com o Presidente, José Antunes

Bento José Pinto Antunes, nasceu a 28-02-68, é este o homem que preside o clube há 30 anos… .

Breve apresentação

A 05 de Setembro de 1979, nasceu o G.D. DA LASA, fundado por dois jovens irmãos: José Antunes e o seu irmão Jorge Antunes, acompanhados por alguns trabalhadores da fabrica “LASA”, dando assim inicio á sua actividade desportiva a disputar torneios particulares.

Com o decorrer do tempo, entenderam, os seus dirigentes, que deveriam passar a competir oficialmente e assim filiaram o clube na Associação de Futebol do Minho, sob a égide Federação Portuguesa de Futebol de Salão. Nesta Federação, o clube alcança um número de vitórias invulgar, conquistando todos os títulos que se encontravam em disputa.

Tendo como alguns palmarés, Campeão Nacional da 1ª divisão por 3 vezes, conquistou a Taça de Portugal por 1 vez, Vencedor da Supertaça Nacional por 2 vezes, Vencedor da Troféu Nacional por 4 vezes, Campeão Ibérico em seniores e juniores uma vez e culminando este conjunto de vitórias com a conquista do titulo de Campeão Europeu de Clubes.

Mas nem tudo eram rosas, com o falecimento, do Jorge, os seus pais acharam por bem, perpetuar a sua imagem e o espírito de altruísta que possuía, criando uma Fundação com o seu nome.
Partilhando o sentimento de seus pais, José Antunes, decidiu na condição de Presidente, mudar o nome do clube
para Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes, e assim nasceu o este grande clube, com data de registo nos seus Estatutos de 27 de Dezembro de 1991.



No decorrer da época de 1999/2000, o Clube adquire os direitos desportivos da Associação Desportiva da Universidade Lusíada e abandona o Futebol de Salão, ingressando no futsal.
Na época seguinte, (2000/01) regressa ás vitórias, ao conquistar a Taça de Portugal da modalidade.

Na época, (2001/02) repete o êxito, ao conquistar de novo a Taça de Portugal, assumindo-se com Bi – vencedor do Troféu, facto inédito na modalidade.
O clube para se desenvolver ainda mais apostou na criação de sócios, sendo que já atingiu a considerável marca de 624 associados.

Os nossos sócios têm dado um apoio inequívoco à equipa, facto comprovado pelas enchentes que têm protagonizado nos jogos em casa.

ENTREVISTA


BLOGUE (B) - A próxima época vai ficar nos moldes desta, com a equipa sénior mantendo o mesmo estatuto de 'amadora'?
JOSÉ ANTUNES (J. A.) - Sim. Vamos continuar a ter os mesmos moldes desta época. Cada vez mais temos que apostar nas nossas camadas jovens. Por isso é que temos feito algum investimento em treinadores e criamos condições para as camadas jovens darem frutos que, felizmente, estão à vista para uns bons anos. De qualquer maneira não podemos pensar em outros voos porque as ajudas cada vez são menores e com o Benfica e Sporting a investir como investem é uma estupidez pensar em acompanhá-los. Na próxima época vão subir quatro juniores e o Julinho vai fazer a pré-época connosco.

B – São para ficar na equipa?
J. A. – A continuidade deles vai depender muito do empenho e da sua humildade porque vão ter oportunidades para mostrar o valor.

B – O plantel vai manter-se na sua maioria?
J. A. – O meu desejo é que devemos todos os anos mudar um ou outro jogador, mas esta época foi tão má, houve muita falta de atitude, houve falta de respeito pelo emblema que representam que temos de fazer uma "limpeza" considerável. Posso mesmo dizer que nunca fizemos uma razia como estamos a pensar fazer. Também vai haver saídas de jogadores porque não temos condições para tê-los cá, de qualquer maneira tudo vai passar pela decisão da equipa técnica.

B - O que o levou a mudar de equipa técnica três vezes esta época?
J. A. - Considero-me o maior culpado desta dança de treinadores que não é desculpa para a vergonhosa época que fizemos. O Paulo Tavares nunca devia ter começado a época porque havia um esgotamento acumulado e por isso as coisas começaram mal. Depois, dei a oportunidade ao Paulo Leite porque acreditava e acredito nas capacidades dele só que os jogadores não o ajudaram e ele como companheiro não teve pulso. Depois veio o erro da época que foi a contratação do Rui Pereira que deu cabo da equipa toda.

B – Porque diz isso?
J. A. – O Rui Pereira estava desactualizado.

B. - O Adriano correspondeu?
J. A. – Sim. O Adriano fez um trabalho perfeito, pena foi não ter pegado na equipa mais cedo.

B – Que ilações tirou como Presidente da GDFJA da má campanha desta época da equipa principal?
J. A. – Independentemente da dança dos treinadores que teve alguma influência considero sem grandes reservas que tínhamos equipa para fazer muito melhor. Tínhamos equipa e valor para estarmos no quarto lugar. Tivemos muitos problemas de balneário. Hoje reconheço que devia ter tomado medidas mais cedo.

B – Que problemas foram esses?
J. A. – Os maiores problemas que tivemos esta época, independentemente das lesões, foi a contratação do Miguel Almeida. Deu-me cabo de um balneário por ter um estatuto enganador. Fui avisado pelos ex-dirigentes de ambos os clubes onde ele passou e pensei que ele pudesse mudar no nosso Clube mas tal não aconteceu.

B – Não o chamou à atenção em devido tempo?
J. A. – Sim. Houve uma reunião de balneário que eu chamei-lhe de tudo que havia para chamar em frente aos colegas e ele cobardemente continuou no Clube. Enfim, pensamos que já sabemos tudo e andamos sempre aprender. Não acredito nas coincidências mas basta ver os resultados e o ambiente depois da saída dele que foram francamente melhores.

B – O facto de os treinos começarem às 21h30 e só terminarem às 23h30 não terá reflectido negativamente no rendimento dos jogadores?
J. A. - A nossa terra está muito limitada de pavilhões. Isso leva a que nós e o Callidas, que também tem muitos escalões, sejamos obrigados a dividir os horários de utilização para satisfazermos todos escalões. A carência é tanta que nos vemos obrigados a recorerrer a dois pavilhões escolares onde, infelizmente e cruelmente, pagamos uma fortuna para as crianças treinarem.

B – As escolas cobram dinheiro para as camadas jovens treinar?
J. A. – É verdade. Sempre pagamos para os miúdos treinarem na Escola Secundária de Vizela. Infelizmente, tanto para nós como para o Callidas pagamos esta verba que tanto jeito nos dava para outras coisas. Até para ocupar os jovens se paga. Por isso é que os Séniores treinam tão tarde porque não vamos pôr os miúdos a treinar à noite e chegar a casa a meia-noite. Mas isto passa-se em noventa por cento das equipas.

B – O regresso de Paulo Tavares pode acontecer a curto ou médio prazo?

J. A. – O Paulo Tavares é o melhor treinador português e nisso que ninguém tem dúvidas. Na minha opinião devia e merecia estar a treinar uma equipa com outros objectivos. Fez um bom trabalho na nossa equipa mas há um tempo para tudo e o dele chegou ao fim. Ambos seguimos outros caminhos, continuamos amigos, trocamos ideias de ambas as equipas e plantéis, trocamos ideias de jogadores de cá para lá e de lá para cá, etc. A nossa amizade saiu reforçada mas ainda é muito cedo para falar em regresso.

B – Tem esperanças que o Vizela construa um novo pavilhão?
J. A. – Um dia acredito que isso acontecerá. Sempre acreditei na vontade dos nossos políticos mas sei que só isso não chega. Estou convencido que o Presidente Dinis Costa vai arrancar ainda neste mandato com o pavilhão, caso contrário será uma desilusão. Jogamos num pavilhão em que toda a gente que vem cá risse e diz: «Como é possível ainda haver um pavilhão como este?».
Quem anda como nós pelo País todo, vê aldeias com pavilhões de criar inveja.

B – Esperançado, portanto que a Câmara construa o pavilhão?
J.A. – Vamos esperara para ver. Quem esperou até aqui também espera mais um pouco.


B – Está contente com o subsídio que o Presidente Dinis Costa atribuiu ao GDFJA?

J. A. - Estou contente considerando o concelho em que estamos inseridos. Estamos contentes com as ajudas da Câmara desde a atribuição do subsídio, ao pavilhão, e transportes. Estão sempre prontos para ajudar. Na comparação com outras colectividades, na minha opinião, não concordo quando estamos a comparar campeonatos nacionais com futebol regional ou popular e a comparar mesmo na projecção que damos a Vizela que nesta época mesmo sendo má demos oito vezes na RTP2. Estas comparações as não faço com o F.C. Vizela.

B - Porque não faz a apresentação do próximo plantel num espectáculo de luz e cor, por exemplo no Fórum, de forma a atrair mais admiradores para a modalidade?
J. A. - Não é má ideia, até podíamos fazer com outras colectividades. Pode ser um assunto a pensar. Já fizemos no pavilhão, já fizemos numa discoteca e essa ideia pode ser um bom meio de publicidade e mostrar a nossa equipa. Quando falo em colectividades quero dizer que uns adeptos puxam outros e a festa pode ser maior.

B – Para quando uma sede?
J.A. – Estou sempre a dizer que o nosso futuro passa por dispor duma sede urgentemente. A necessidade de uma sede cada vez é maior porque não temos um espaço onde possamos mostrar os troféus e os sócios disporem de um espaço para se juntar e conviver. Uma sede condigna permitir-nos-ia termos várias iniciativas para criarmos receitas etc.
Deixo um apelo nesse sentido a todos que possam ajudar o Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes.

Relativamente à formação:


B – Os nossos Juniores conseguiram a 'dobradinha', venceram o campeonato e a Taça da A.F. Braga, acha que foi realizado um bom trabalho por toda a equipa e treinadores?

J. A. – Na minha opinião toda a gente que faça parte do Clube tem mérito nestes êxitos. Não é justo quando se ganha é para um número restrito e quando se perde é para a estrutura. Independentemente que o grande mérito é dos jogadores e treinadores.

B – Ainda assim acreditava que os Juniores poderiam ter chegado mais longe, as meias-finais da Taça Nacional ou até à Final?

J. A. – Depois do jogo que eu vi e já tinha um desejo enorme de ver um jogo assim contra o Freixieiro ficou provado que quando queremos podemos chegar. Continuamos a perder muitas finais porque falta sempre alguma coisa e jogos destes são finais.

B – Já os Juvenis, depois de terem sido campeões em 08-09, não foram além de um 3º lugar, poderiam ter feito mais ou acha que a passagem de 3 treinadores ao longo da época, a desunião do grupo, visto que a união só foi conseguida com a entrada do Anderson e dada a continuação do Eskerda, também de reflectiu?

J. A. – A mudança de treinadores nunca é desculpas para os maus resultados porque os jogadores e os directores têm que se unir em nome do clube. Claro que estamos a falar de jovens e é diferente do que se passou com os seniores.

B – O facto de terem chegado a Final da Taça da A.F. Braga foi um 'salvar de época'?

J. A. – Fiquei muito desiludido ao ver mais uma final que se perdeu. Na minha opinião houve muita confiança e os Piratas acabaram por ser mais humildes e mais objectivos. Acabaram por ter mais querer e mais raça que a nossa equipa e acabamos por perder bem.

B – O que podemos esperar para a Formação em 2010-2011? Vai continuar a apostar nos jogadores Seniores para treinar as equipas da Formação?

J. A. – Nem em todos os escalões. Mas vai haver umas alterações significativas porque cada vez mais os seniores vão sobreviver as custas dos jogadores das camadas jovens como este ano vão subir quatro juniores.

B – Os Infantis e Iniciados fizeram um bom campeonato no seu entender? De Lembrar que os Iniciados ficaram em 3º e os Infantis em 4º...

J. A. – Os infantis e os iniciados são equipas em que devemos ter mais cuidado porque estão a começar a jogar e a dar os primeiros passos no futsal. São equipas que temos que ter os melhores técnicos por isso que muita coisa vai mudar.


B – Podemos contar com a G.D.F.J.A. no campeonato distrital de escolinhas na próxima época?

J. A. - Claro, as escolinhas estão a trabalhar a dois anos e temos que começar a trabalhar com outras equipas porque só a treinar torna-se aborrecido e os miúdos acabam por desinteressar-se.

B - Como treinador, Paulo Leite já venceu o campeonato distrital de juvenis em 08-09, este ano venceu o campeonato de Juniores e a Taça distrital. Também como atleta desta equipa já deu muitas alegrias à FJA... Ele é uma referência deste clube?

J.A. – O Paulo ainda não era treinador das camadas e já era uma “grande” referência do clube.

B – Poderá ser o futuro treinador dos seniores da FJA?

J.A. – A curto prazo vai ser muito difícil. Independentemente de eu confiar nas qualidades dele porque este ano já o queria lançar mas os colegas é que não o ajudaram. Para a próxima época ainda vai ser convidado a renovar pelo último ano, depois tem que estar dois anos como adjunto e nestes dois anos tem que tirar os cursos. Mas qualidade tem isso que ninguém duvide.


B – Foi organizada, recentemente, a claque 'Ultras Fundação' (UF), por um grupo de amigos, entre os quais alguns já representaram os escalões de formação, sem sucesso, mas mesmo assim contribuem com o seu apoio ao GDFJA. Acha importante a Fundação ter uma claque de apoio?

J. A. Nestes últimos jogos foi um grande apoio que os seniores como as camadas jovens receberam. Fiquei muito contente por ver uma claque com uma maioria de ex jogadores. Espero que na próxima época sejam ainda mais e têm o meu apoio do que precisarem.

B - Os 'UF' podem contar com o apoio da direcção da FJA na próxima temporada, nos jogos em Vizela e nas deslocações tanto da equipa sénior como das equipas da formação?

J. A. – Sempre que haja um plano com antecedência arranja-se tudo, porque é uma claque que o único objectivo é apoiar e incentivar a vitória, tivemos muitas ocasiões de estar a perder e eles ajudaram a dar a volta ao resultado e quando assim é só temos que apoiar.

B - Esta época foi criado o blogue da Formação da FJA. Foi feito um trabalho voluntário, amador e independente na informação relativa aos escalões de formação, com reportagens, fotos, entrevistas, etc... sempre actualizado. Tem uma palavra para os administradores do blogue?

J. A. - É de louvar, é de admirar a forma que está feito o Blogue, a forma transparente que é dada as notícias. Devem continuar a ter esta iniciativa que é bonita mesmo para os miúdos que ficam todos vaidosos. Sei por outros directores de clubes que quando queriam algumas informações eram no Blogue que eles iam. Parabéns.

José Antunes


Agradecimentos:

Presidente do G.D.F.J.A.: Sr. José Antunes

Sr. Marques (www.digitaldevizela.com)

Sr. Marinho (Rádio Vizela)

3 comentários:

  1. Foi só o Miguel Almeida ? Porquê só acusar um atleta, quando toda a gente sabe quem fez a cama ao Paulo Tavares e não foram só os jogadores. Com o Rui Pereira não perdemos por muitos com os finalistas do play off, foi o que vi aqui comentado, portanto julgo que como técnico cumpriu com o que lhe pediram.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Acho por bem avisar e informar que o Miguel Almeida já respondeu e se calhar, falou daquilo que muitos não sabem. O Miguel referiu os atrasos e falta de pagamentos aos jogadores séniores, certamente o presidente do clube terá os seus motivos mas os outros não sabem. O que ficarão a pensar?
    O presidente da fundação começa a perder credibilidade, pois ataca e o Miguel contra-ataca dizendo aquilo que não deveria dizer.
    Esta entrevista está muito boa mas o sr. Presidente deveria conter-se mais, guardar mais o que se passa no clube. Ser tudo um assunto interno, não "lavar roupa suja". Perde muito com isso.

    Parabéns aos administradores do blog e sr. Presidente contenha-se nas entrevistas.
    Saudações futsalísticas.

    ResponderEliminar